Baú Cultural - Dica de um grande colaborador- Danielzito

          "A prova de morte"

Todos conseguem reconhecer o estilo do diretor Quentin Tarantino. Seus filmes tem sempre um caráter interessante, com mistura da cultura pop com elementos próprios da estética da grande tela. Não é raro encontrar em seus filmes homenagens a outros grandes diretores ou mesmo gêneros esquecidos. “A prova de morte” é bem esta minha fala, mas também mais. Não é raro ver hoje em dia, ao andar pelo Shopping, cartazes de filmes do tipo “road movies”, filmes com carros e batidas sensacionais proporcionadas pelos efeitos especiais cada vez mais atordoantes. O gênero em si, teve grande sucesso nos anos 70 e 80 com nomes como o do ator Steve McQueen. Tarantino não reinventa o estilo. Na história temos um serial killer, ex dublê de ação com carros, que persegue mulheres provocando acidentes de carro, de um modo em que ele não é responsabilizado. O filme fica divido em duas partes. Na primeira temos a ação do maníaco (interpretado pelo ator Kurt Russel, sumido das telas recentemente, mas brilhante nesta atuação). Na segunda temos a revanche feminina. Mas não só uma revanche. A cena final é antológica, não é só no vilão que aquelas mulheres estão dando uma surra, é em toda a opressão que a liberação feminina veio se por contra e recolocar a mulher não mais no papel de submissa e indefesa a espera de um “príncipe encantado” que venha salva-las do perigo.  Não há a tentativa de se criar um gênero novo ao colocar em evidencia mulheres pilotando ou mesmo, explorar a beleza para atrair o publico masculino. Pelo contrário. A grande sacada do diretor é mesmo a  homenagem a liberdade feminina conseguida a tão duras penas na década de 60 em diante. Mas ser feminina não é perder a feminilidade. Então referencias a grandes nomes, como Brigite Bardot, estão lá a todo momento.
Para quem gosta de vintage, carros e um som delicioso fica a dica, pois está tudo lá. A trilha sonora é um caso a parte. Bandas conhecidas como o  The Who e as surpresas de sempre de Tarantino como os The Coasters ou “Willie DeVille.

Ficha Técnica:
Título Original: Death Proof.
Gênero: Suspense / Comédia.
Tempo de Duração: 113 minutos.
Ano de Lançamento: 2007.
País de Origem: Estados Unidos da América.
Direção: Quentin Tarantino.
Roteiro: Quentin Tarantino.
Elenco: Kurt Russell (Stuntman Mike), Rosario Dawson (Abernathy), Vanessa Ferlito (Arlene), Jordan Ladd (Shanna), Rose McGowan (Pam), Sydney Tamiia Poitier (Jungle Julia), Tracie Thoms (Kim), Mary Elizabeth Winstead (Lee), Zoe Bell (Zoë Bell), Michael Parks (Earl McGraw), James Parks (Edgar McGraw), Quentin Tarantino (Warren), Monica Staggs (Lanna Frank), Michael Bacall (Omar), Omar Doom (Nate), Marcy Harriell (Marcy), Helen Kim (Peg), Eli Roth (Dov) e Marley Shelton (Dra. Dakota McGraw Block)






Fica a dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário