Senta que lá vem História - Os Celtas

Como este blog fala das coisas que me atraem, não poderia faltar uma boa história...

Os Celtas 

Não  formavam uma tribo única, e sim grupos bastante diferenciados. Assim, não se pode falar de uma “raça celta” e sim diversos povos de diferentes origens que compartilhavam certas características. Compartilhavam uma cultura e costumes religiosos e sociais, tinham uma língua e  tradições artísticas comuns. Estavam divididos em tribos aristocráticas governadas por chefes militares empenhados em continuas lutas internas. As enormes distâncias que separavam umas tribos das outras debilitaram a comunicação e favoreciam a desintegração.
Os celtas formavam uma sociedade militar governada por valentes reis e rainhas guerreiros. Além de magníficos guerreiros, os celtas foram excelentes camponeses. Basearam sua economia num amplo comércio a aprenderam de gregos e romanos como cunhar moedas.
Eles eram animistas, dedicavam sua adoração aos espíritos da natureza, do mar, dos rios, montanhas, etc. A adoração desses espíritos prevaleceu ainda muito tempo depois de haver se desenvolvido culto de divindades pessoais e, de uma forma ou de outra, continuou em cena, mesmo depois do advento do cristianismo. Um exemplo de adoração, era o culto as árvores, no caso da Irlanda. As árvores encarnavam o espírito da vegetação e acabaram sendo honradas como deidades. Se uma árvore crescia sobre uma tumba, acreditava-se representar o espírito do morto.
Os mitos celtas se conservaram através de duas tradições principais: alguns foram recolhidos por monges cristãos e fixados por escrito, outros se mantiveram vivos nas tradições orais folclóricas e sobreviveram até hoje. Há um problema como a tradições orais, elas se perdem muito facilmente e podem ser modificadas.




Quem se interessou pelo assunto, existe um site muito interessante e completo sobre este tema e outros - os nórdicos, por exemplo.

Entrevista com:

Johnni Langer é pesquisador de mitologia nórdica, com vários artigos, resenhas e ensaios publicados em periódicos acadêmicos e de popularização científica. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado em História Medieval pela USP, com bolsa da FAPESP. Ministra cursos, palestras e oficinas sobre história e cultura dos Vikings por todo o país há vários anos.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário